Blog

autoridade de supervisão de seguros

Conhece a Autoridade de Supervisão de Seguros?

22 Nov

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões é “uma autoridade nacional responsável pela regulação e supervisão da actividade seguradora, resseguradora, dos fundos de pensões e respectivas entidades gestoras e da mediação de seguros”.

O seu principal objectivo é “assegurar o bom funcionamento do mercado segurador e fundos de pensões em Portugal, de forma a contribuir para a garantia da protecção dos tomadores de seguro, pessoas seguras, participantes e beneficiários”. Este objectivo é “assegurado pela promoção da estabilidade e solidez financeira de todas as instituições sob a supervisão da ASF bem como da garantia da manutenção de elevados padrões de conduta por parte dos operadores”.

Por outras palavras, a ASF é responsável pela creditação das entidades autorizadas a exercer a sua actividade no mercado de seguros e dos fundos de pensões em Portugal. Todas as empresas de seguros e as mediadoras assim como as sociedades gestoras de fundos de pensões aprovadas pela ASF e a operar em Portugal estão enumeradas no Portal da ASF.

No caso de ter dúvidas quanto à legalidade de uma seguradora ou mediadora de seguros, pode sempre verificar no Portal online da ASF para que não seja enganado. No caso de estar em contacto com uma entidade que não está autorizada deve sempre contactar a ASF. Pode fazê-lo através dos contactos telefónicos da sede 217 903 100 e da linha informativa 808 787 787 das 9h às 16h.

Para mais informações, veja o Portal online da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões clicando aqui.