Blog

melhor plano

Como escolher o melhor Plano de Saúde para si

15 Fev

Um plano de saúde é importante para cuidar e proteger a sua saúde e a dos seus. Esta é a melhor opção para quem deseja ter acesso facilitado aos cuidados de saúde e bem-estar. Mas por vezes, o complicado é saber escolher o melhor plano de saúde, isto é, o mais vantajoso para si e para a sua família. As dúvidas podem ser muitas quando existem diversas opções de plano de saúde no mercado. Por isso, a Avanzia elaborou uma lista de factores que deve ter em conta quando for escolher o seu.


728x90

Escolha entre plano de saúde pessoal ou plano de saúde familiar

Antes de decidir o plano de saúde que quer deve pensar primeiro para quem é o plano de saúde. Se for para si e para o seu cônjuge ou companheiro, existem companhias de seguros que disponibilizam o plano de saúde pessoal para duas pessoas ao preço de um. Se pretende incluir os seus familiares no plano de saúde, então deverá pensar num plano de saúde familiar que cubra todos os parentes. No caso de decidir obter um plano de saúde familiar, todas as pessoas incluídas nesse plano terão direito aos serviços e cuidados de saúde disponibilizados nesse plano.

Analise os diferentes planos de saúde

Nem todos os planos de saúde são iguais. Existem uns gerais e uns mais específicos, consoante as suas necessidades. Se quer apenas tratar da sua saúde oral, talvez o mais aconselhado é adquirir apenas um plano de saúde dentário, tendo acesso a uma rede de prestadores de cuidados da área da medicina dentária. Se quer um plano de saúde mais abrangente, é recomendado que escolha um plano que englobe diversos cuidados de saúde e especialidades como clínica geral, oftalmologia, medicina dentária, enfermagem, assistência médica ao domicílio, ambulância e telemedicina. Convém analisar individualmente as diferentes propostas para escolher a mais indicada para si e para os seus familiares.

Compare os diferentes actos médicos gratuitos

Outro factor importante que deve ter atenção quando for escolher o plano de saúde são os actos médicos gratuitos. Estes serviços são disponibilizados de forma gratuita a todos os beneficiários do plano. Exemplificando, se possui um plano com medicina geral e especialidades, como medicina dentária e oftalmologia, os actos médicos gratuitos poderão ser as consultas em cada especialidade e alguns tratamentos específicos. Se tiver um plano mais direccionado para uma especialidade, como o plano de saúde dentário, então os actos médicos gratuitos serão apenas relacionados com tratamentos e cuidados à saúde oral. Mais uma vez, deve comparar os actos médicos gratuitos disponibilizados pelas companhia de seguros para fazer a sua escolha.

Verifique a rede protocolar de cuidados de saúde

Não menos importante é a rede de prestadores da área da saúde e bem-estar associada ao plano de saúde que adquire. O que lhe interessa é uma grande oferta de prestadores de cuidados de saúde para que possa ter clínicas, hospitais, laboratórios e centros de tratamentos perto da sua zona de residência. Verifique junto da sua seguradora quais prestadores de cuidados de saúde se encontram na sua zona de residência para que o plano de saúde que adquire seja uma mais-valia e não um custo. Um plano de saúde com uma rede protocolar de grandes dimensões é algo que deve sempre considerar quando for fazer a sua escolha.


728x90