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Porque não transfere o seguro de vida crédito?

06 Mar

A maioria dos clientes dos créditos habitação não sabem que o seguro de vida, obrigatório quando adquire o crédito, pode ficar muito mais barato se for transferido para outra seguradora. Se fizer o seguro de vida numa outra seguradora que não a do banco, consegue obter valores bastante mais acessíveis, poupando ao todo milhares de euros. Aliás, consegue poupar até 60% do valor que paga. Sendo assim, porque não transfere o seu seguro de vida do crédito habitação para outra seguradora? Descubra aqui os principais motivos para os clientes não fazerem a transferência do seguro.


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1. Não se informam

O primeiro motivo para um cliente não transferir o seguro de vida crédito para outra seguradora é porque desconhece por completo que tal é possível. Os bancos nunca informam os seus clientes que o seguro de vida associado ao crédito habitação pode ser contratado numa outra companhia de seguros. Isto porque, como é esperado, os bancos beneficiam muito mais se adquirir o seu seguro de vida que estes lhe propõem. O Decreto-Lei nº 222/2009 permite que os clientes alterem o seu seguro de vida crédito para um que seja mais vantajoso.

2. Não querem contrariar os bancos

Mesmo os clientes informados podem não avançar com a transferência do seguro por terem medo da reacção do banco. Os bancos não querem perder a margem de negócio e muitas vezes “intimidam” os clientes com argumentos desonestos. O aumento do spread é sempre o argumento usado em favor dos bancos mas, mesmo com o aumento, a mudança compensa bastante em termos do valor mensal a pagar.  Muitas vezes até o próprio gestor de conta está mal informado e vai dando informações erradas aos clientes. A melhor forma de contrariá-los é estudar bem o assunto e mostrar-se confiante com a sua escolha.

3. Não se querem dar ao trabalho

Uma das maiores desculpas para não transferir o seguro para uma nova seguradora é porque “o processo é muito complicado”. Ou seja, os clientes acomodam-se com o que lhes foi vendido e não querem ter mais trabalho a mudar. Contudo, o processo é mais fácil do que se pensa. Só tem que informar o banco da sua intenção de transferir o seguro através de uma carta escrita, juntamente com a apólice do seguro da nova seguradora. Para além disso, trata-se de uma forma de poupança de milhares de euros que não deve ser de forma alguma desperdiçada. Se precisar de ajuda, os especialistas da Avanzia tratam de tudo por si e de forma gratuita.

4. Não fazem bem as contas

Outro motivo para o cliente não fazer a mudança de seguradora é porque acha que o spread vai ser aumentado. No entanto, não se informa de quanto vai subir e qual o seu impacto na mensalidade do crédito. Quando lhe informam que o banco vai subir o spread, deve questionar a percentagem de aumento e qual o seu efeito na mensalidade que paga. A penalização média da alteração do seguro de vida ronda os 0,2%. Em euros, num crédito de 100.000 euros a 30 anos, representa cerca de 9 euros. A Avanzia ajuda-o a fazer as contas para que perceba o quanto consegue poupar. Clique aqui para saber mais informações.


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