Blog

seguro para animais

O que é seguro para animais

22 Nov

O seguro para animais serve para cobrir as despesas causadas pelos danos provocados pelos cães e gatos e em caso de acidente, doença e desaparecimento dos mesmos.

Tipos de seguros para animais

Embora seja um mercado recente em Portugal, a oferta de seguros para animais domésticos tem aumentado. Alguns seguros oferecem apenas cobertura de responsabilidade civil ou de saúde enquanto outros englobam as duas vertentes no mesmo seguro. Se procura apenas o seguro de responsabilidade civil para cobrir prejuízos causados a terceiros deve confirmar primeiro se não tem essa cobertura englobada noutro seguro. O seguro de responsabilidade civil e o seguro de casa podem ter a cobertura contra os danos causados a terceiros pelos seus animais domésticos. No caso de possuir uma animal, particularmente cão, de raça perigosa, é obrigatório este tipo de seguro.

Requisitos

Para adquirir o seguro o seu animal deve ter a idade necessária para a subscrição do seguro, normalmente entre os 3 meses e os 2 anos. O seguro pode manter-se activo até aos 9 ou 10 anos de idade do cão ou do gato.

Tipo de coberturas

As coberturas base de seguro para animais domésticos são as seguintes:

– indemnizações a terceiros por danos e prejuízos provocados pelo animal

– deseja jurídica

– reembolso de despesas veterinárias, exames, cirurgias, medicamentos e internamentos

– descontos em produtos para animais domésticos

– auxílio na procura de animal de estimação desaparecido

– guarda do animal em caso de hospitalização do dono

– informação sobre adopção de animais, clínicas, criadores, assistência ao domicilio, transporte, entre outros

– cobertura na prática de caça

– auxílio na organização de serviços fúnebres

Seguro de saúde para animais

Nem todos os serviços de saúde estão garantidos num seguro de saúde para animais e portanto, precisa de verificar quais os tipos de tratamento a que o seu animal terá acesso. O tipo de cobertura vai depender da sua escolha. Geralmente o seguro paga uma parte das despesas de saúde, enquanto noutros casos o seguro limita o acesso aos veterinários, sendo imposta uma rede de veterinários que estão associados ao seguro. Essa rede deve ser bem confirmada para que possa estar próxima do seu local de residência. Caso contrário, de pouco lhe serve aderir a um seguro cuja rede de veterinários não se encontra perto de si.

Se precisar de ajuda para escolher o melhor seguro para o seu animal de estimação, informe-se com o nosso mediador sem compromisso.