Blog

seguros

O que são seguros?

22 Nov

O que são seguros?

O seguro é um contrato realizado entre um cliente (segurado) e uma seguradora. Esta última compromete-se a indemnizar o segurado em caso de ocorrência de determinado acidente, em troca do recebimento de um prémio do seguro.

Tipos de Seguros

Os seguros dividem-se em três categorias: seguros de pessoas, seguros de bens e seguros de responsabilidade.

  • Os seguros de pessoas são aqueles que cobrem riscos relativos à vida, à saúde e à integridade física de uma pessoa, incluindo acidentes pessoais.
  • Os seguros de bens referem-se a seguros que cobrem a destruição, danificação ou roubo de bens materiais.
  • Os seguros de responsabilidade cobrem riscos relativos a créditos e a danos causados a terceiros.

Seguros individuais

Os seguros individuais cobrem os riscos referentes a uma única pessoa, um agregado familiar ou um conjunto de pessoas que vivam juntas.

Seguros de grupo

Os seguros de grupos são contratos estabelecidos através dos quais a seguradora cobre riscos de um conjunto de pessoas, como por exemplo, um seguro de saúde dos trabalhadores de uma empresa. No caso dos segurados suportarem o pagamento de parte ou totalidade do prémio, os seguros de grupos designam-se contributivos. Se o prémio for totalmente suportado pelo tomador do seguro,  isto é, a empresa que oferece um seguro de saúde aos seus trabalhadores, o seguro é designado de não contributivo.

Contrato de Seguro

Para obter um contrato de seguro, terá que preencher uma proposta de seguro, um formulário pré-existente criado pela própria seguradora para esse efeito. Após entregar a proposta, a seguradora irá analisá-la e dar o seu parecer. Se a seguradora aceitar a proposta, o contrato de seguro é celebrado através de um documento escrito, datado e assinado, designado de apólice de seguro ou certificado de seguro. A apólice contém as informações do contrato de seguro acordadas entre ambas as partes.

No caso do contrato de seguro individual em que o tomador é uma pessoa singular, a seguradora tem 14 dias a contar da data em que recebe a proposta para dar uma resposta. Se não o fizer, o contrato conclui-se automaticamente de acordo com a proposta feita.

dica

Dica para um seguro de vida mais barato

06 Fev

É fácil poupar algum dinheiro com os seguros de vida associados aos créditos habitação bastando, para isso, analisar a oferta da concorrência. Esta dica é essencial para poder escolher um seguro de vida mais barato, normalmente associado ao crédito à habitação.

Ler Mais