Blog

seguro e plano de saude

Plano de saúde e seguro de saúde: diferenças

19 Jan

Quando começar a pensar em adquirir um plano de saúde ou seguro de saúde, saberá distingui-los? Qual será o mais adequado para si? Fique a saber todas as informações aqui.


728x90

Plano de Saúde

O contrato de um plano de saúde é ligeiramente diferente de um seguro de saúde uma vez que a seguradora faz um valor estimado das despesas que poderão ser necessárias para o seu perfil. Posteriormente é acordado um valor que poderá pagar mensalmente ou anualmente. Desta forma, terá a garantia de que todos os serviços de saúde de que necessita irão ser disponibilizados gratuitamente.

Seguro de Saúde

Um seguro de saúde é um contrato realizado entre o cliente (normalmente o segurado) e a seguradora. A seguradora compromete-se a indemnizar o segurado em caso de ocorrência de determinado acidente em troca do recebimento de um prémio do seguro. Sendo assim, um seguro de saúde visa cobrir riscos relativos à saúde de uma pessoa. Ao aceitar as condições de um seguro de saúde, estará possibilitado de escolher de forma livre os médicos e hospitais que quer frequentar. Mesmo sendo uma escolha pessoal, tem o direito ao reembolso de parte do valor gasto em despesas.

Diferenças

Portanto uma das principais diferenças encontra-se no reembolso das despesas hospitalares e médicas. No seguro de saúde o reembolso pode ser quase total mas não está 100% coberto pois terá sempre que pagar uma percentagem dos serviços. No plano de saúde estará 100% coberto não tendo que se preocupar com mais despesas de saúde. Outra diferença é que no seguro de saúde pode escolher o seu médico e o hospital enquanto no plano de saúde, embora tenha acesso a vários hospitais, clínicas e laboratórios estará sujeito à lista indicada pela sua seguradora.

Objectivo comum

Embora seguro de saúde e plano de saúde sejam diferentes, têm um objectivo comum. Ambos asseguram a protecção dos segurados contra as despesas de saúde que venham a ter. Portanto, deverá escolher o que melhor se adequa à si consoante as suas necessidades e preferências.


728x90
dica

Dica para um seguro de vida mais barato

06 Fev

É fácil poupar algum dinheiro com os seguros de vida associados aos créditos habitação bastando, para isso, analisar a oferta da concorrência. Esta dica é essencial para poder escolher um seguro de vida mais barato, normalmente associado ao crédito à habitação.

Ler Mais