Blog

vida

Porque vale a pena mudar de seguro de vida

01 Mar

Quando pede um empréstimo ao banco para comprar a sua casa de sonho é-lhe solicitado que adquira um seguro de vida. Este seguro é, na grande maioria das vezes, obrigatório e significa mais uma despesa mensal. Por isso, será que já considerou mudar a seguradora para ficar mais barato? Se sim, descubra porque vale a pena mudar o seu seguro de vida.


728x90

O que é seguro de vida do crédito habitação?

O seguro de vida, associado ao seu crédito habitação, serve para o banco ter a garantia de que, em caso de invalidez ou morte de um dos titulares da habitação, o valor mensal do empréstimo é assegurado. Isto é, em caso de invalidez de um dos titulares da habitação que o impeça de trabalhar e garantir um rendimento mensal, ou em caso de morte, a seguradora reembolsa ao banco parte do valor da casa.

Como perceber se vale a pena mudar o seu seguro de vida?

Se adquiriu o seguro de vida associado ao crédito habitação há pouco tempo, então provavelmente não nota grande peso no seu orçamento familiar. Mas, à medida que vai envelhecendo o prémio do seguro vai aumentando gradualmente. Deve fazer uma análise para perceber se vale a pena mudar o seu seguro de vida, mesmo que implique um agravamento do spread. Por isso, deve ter em conta dois factores importantes: o prémio do seguro e o spread do seu empréstimo.

Prémio do seguro

Se nunca negociou o valor mensal do seguro de vida, é muito provável que esteja a pagar demasiado. Os contratos do seguro de vida duram vários anos, de acordo com os anos do seu empréstimo para a casa. Por isso, verifique quanto paga mensalmente pelo seguro de vida associado ao seu crédito habitação. Imagine quanto pode poupar se conseguir uma redução do seguro de vida em 10 euros por mês. Se o seu contrato for de 30 anos, consegue poupar 3600 euros no total. Por isso, analise diversas seguradoras e faça a transferência do seu seguro de vida para outra seguradora mais vantajosa.

Spread

Se quiser transferir o seu seguro de vida para outra seguradora, deve primeiro verificar com o seu banco qual será o agravamento do spread. Normalmente, essa mudança terá efeitos na ordem dos 0.10% sobre o spread. Exemplificando: muda de seguradora e poupa 30 euros por mês. Num contrato de 100.000 euros a 30 anos, e com taxa de juro a 1.9%, o agravamento de 0.10% é de 5 euros mensais. Assim, poupa 25 euros todos os meses, que resulta numa poupança de, pelo menos, 9 mil euros. Contudo, se com a mudança do seguro de vida o spread do seu crédito habitação ficar acima dos 2% então compensa mudar o seu crédito habitação para outro banco.


728x90
comece

Combata a inércia, comece a poupar!

12 Jan

Existem vários entraves à poupança e um deles é a inércia. Quando falamos em seguros sejam eles do ramo vida ou não vida, vamos para o processo com uma série de ideias pré-concebidas que dificultam a percepção da realidade.

Ler Mais
ITP e IAD diferenças

Diferença entre ITP e IAD

14 Jul

Quando contrata um seguro de vida de crédito habitação, existem características que deve conhecer. No momento em que vai assinar o contrato, deverá estar consciente do verdadeiro significado e diferença entre IAD e ITP.

Ler Mais
modelo vida credito

Cansado de pagar tanto pelo seguro de vida do seu crédito habitação?

Saber Mais