Blog

ITP e IAD diferenças

Diferença entre ITP e IAD

14 Jul

Quando contrata um seguro de vida de crédito habitação, existem características que deve conhecer. No momento em que vai assinar o contrato, deverá estar consciente do verdadeiro significado e diferença entre IAD e ITP.
Invalidez Total e Permanente (ITP) – A incapacidade, resultante de acidente ou doença, com um grau de desvalorização superior a 66%, de acordo com a Tabela nacional de Incapacidades, que impeça a pessoa de exercer uma actividade remunerada de forma total e definitiva, ou seja, esta opção engloba não só a cobertura que garante Invalidez Total e Permanente como também a cobertura de IAD.
Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD) – A incapacidade, resultante de acidente ou doença, que tenha carácter definitivo e que impossibilite a pessoa segura de exercer qualquer ocupação remunerada, exigindo o recurso à assistência de uma terceira pessoa para a satisfação das suas necessidades vitais, tais como locomover-se, vestir-se, lavar-se e alimentar-se (o que vulgarmente é designado de “estado vegetativo”).

 

Qual a diferença entre ITP e IAD?
A diferença entre estes dois conceitos está no tipo de incapacidade que o seguro irá ou não cobrir. ITP – Invalidez total permanente é considerada menos grave, pelo que poderá fazer com que o seu Seguro venha a ser um pouco mais caro. No entanto, a diferença de valores justifica e muito a possível contratação. Não pensando em ter acidentes, é sempre útil pelo menos, ter a garantia de que em caso de uma Invalidez está coberto e protegido pelo seu seguro.
Porquê que devo estar consciente desta diferença?
Imagine que teve uma doença que provocou um grau de incapacidade de 70%, mas que ainda assim o deixa autónomo e independente de terceiros. Está coberto apenas por ITP, pois apesar de estar incapacitado para trabalhar, não tem a necessidade de recorrer a terceiros.

Na realidade, deixa de ter acesso a um salário e a uma remuneração mas continua ainda a ter que pagar a prestação do seu crédito, pois o seu seguro de vida associado não cobriu esse custo.
Existem inúmeros casos de dramas familiares porque as pessoas não conheciam estas duas coberturas (sim, os bancos que quiseram vender uma prestação mais baixa e terão escolhido com grande probabilidade a cobertura de IAD para o seu crédito habitação). Por outro lado, o Cliente deseja ter a prestação mais baixa e cede muitas vezes nos tipos de coberturas disponíveis.

Deseja ter uma simulação para o seu caso?

Simule connosco Aqui

comece

Combata a inércia, comece a poupar!

12 Jan

Existem vários entraves à poupança e um deles é a inércia. Quando falamos em seguros sejam eles do ramo vida ou não vida, vamos para o processo com uma série de ideias pré-concebidas que dificultam a percepção da realidade.

Ler Mais
poupar

Como poupar 60% com o seu seguro de vida

08 Mar

Há milhares de portugueses que possuem um seguro de vida associado ao crédito habitação. A grande maioria dos bancos solicita-lhe um seguro de vida quando pede o empréstimo para comprar a sua casa. Contudo, o que os bancos não informam aos clientes é que a prestação mensal do seguro pode ser reduzida.

Ler Mais